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Tipo do documento: Dissertação
Título: ANFÍBIOS: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA E IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Autor: Conceição, Martha Silva
Primeiro orientador: Pigatto, Aline Crohe Schirmer
Primeiro membro da banca: Cechin, Sonia Zanini
Segundo membro da banca: Vestena, Rosemar de Fátima
Resumo: O objetivo deste estudo foi verificar as representações sociais construídas por acadêmicos de um curso de Pedagogia em relação aos anfíbios e suas implicações na sua prática pedagógica. Assim, norteada pela Teoria das Representações Sociais foi conduzida uma pesquisa de abordagem qualitativa cujos sujeitos foram acadêmicas de um curso de Pedagogia de uma instituição de ensino privada do Rio Grande do Sul. A coleta de dados foi realizada por meio da técnica do Grupo Focal. Foram realizados três grupos focais, no primeiro buscou-se conhecer as representações sociais dos sujeitos da pesquisa em relação aos anfíbios; no segundo buscou-se verificar o que os sujeitos da pesquisa sabem em relação à temática e como estes conhecimentos foram construídos; e, no terceiro fez-se uma reflexão acerca dos aspectos relacionados à temática que poderiam ser abordados com os alunos dos anos iniciais e da educação infantil. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Franciscano. Participaram do estudo oito acadêmicas matriculadas na disciplina de Ensino de Ciências I, sexto semestre. Os resultados apontam que as representações expressas dizem respeito, de modo geral, ao universo consensual. Porém, as participantes demonstraram curiosidade e interesse em construir informações que lhe permitissem uma aproximação aos conhecimentos do universo reificado. A maioria das participantes lembrou de ter estudado a temática anfíbios, principalmente, no ensino fundamental e lembraram de aspectos conceituais e gerais dessa temática. É importante destacar que os professores precisam dominar os conhecimentos científicos para abordá-los com seus alunos com propriedade, desenvolvendo a curiosidade, criticidade e o interesse. Além de possibilitar que os conhecimentos do universo consensual que os alunos apresentam, possam ser reconstruídos. Mais estudos que investiguem as representações sociais de professores em relação aos seres vivos precisam ser desenvolvidos.
Abstract: This study aimed to verify the social representations of amphibians, as created by teacher education students, and the implications of these representations for their teaching practice. Therefore, a qualitative research based on the Theory of Social Representations was developed and focused on female undergraduate students from a private higher education institution located in the state of Rio Grande do Sul. Data was collected through the Focus Group research method and, as a consequence, three focus groups were conducted. In the first group, we aimed to identify the study participants’ social representations of amphibians; in the second group, we aimed to verify what they already knew about the topic and how such a knowledge has been developed; and, in the third group, it was discussed which aspects related to the topic could be approached and developed among Early Childhood and Primary Education students. The study itself had eight participants, who were enrolled in the subject of Science Teaching I from the sixth semester, and has been approved by the Research Ethics Committee of the Franciscan University of Santa Maria. The results showed that most of the representations created by the students refer to the consensual universe of social representations. Nevertheless, the participants showed an interest in collecting information that would allow them to approach knowledge in the reified universe. Most of the participants remembered to have studied about amphibians, that is, the conceptual and general aspects of this topic especially in elementary school. It is important to highlight that teachers are supposed to master scientific knowledge in order to approach this knowledge with their students with intellectual property, thus fostering their curiosity, interest and creative thinking. In addition, it is expected that they are able to improve the consensual universe knowledge that the students already have, thus, reconstructing it. To conclude, further studies that investigate teachers’ social representations of living beings need to be developed.
Palavras-chave: Anuros. Universo Consensual. Universo Reificado. Ensino de Ciências. Anos Iniciais.
Anurans. Consensual universe. Reified universe. Science teaching. Early Years.
Área(s) do CNPq: Ciências e Matemática
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Centro Universitário Franciscano
Sigla da instituição: UNIFRA
Departamento: Ensino de Ciências e Matemática
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: Conceição, Martha Silva. ANFÍBIOS: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA E IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. 2017. 94f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro Universitário Franciscano, Santa Maria - RS.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/589
Data de defesa: 18-Mai-2017
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática

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