Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/602
Tipo do documento: Tese
Título: O PLANEJAMENTO DINÂMICO COMO PROMOTOR DE UMA APRENDIZAGEM AUTÔNOMA NO ENSINO SUPERIOR EM CONTEUDOS DE FÍSICA CLÁSSICA MEDIADOS POR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Autor: Ellwanger, Anderson Luiz
Primeiro orientador: Fagan, Solange Binotto
Primeiro coorientador: Alves, Marcos Alexandre
Primeiro membro da banca: Lara, Ivi Valentini
Segundo membro da banca: Silva Netto, Jader da
Terceiro membro da banca: Oliveira, Gilberto Orengo de
Quarto membro da banca: Volkmer, Tiago Moreno
Resumo: Neste trabalho apresentamos um estudo sobre um Planejamento Dinâmico estruturado para o desenvolvimento da disciplina de Física I e Física Aplicada à Arquitetura em turmas de graduação, da modalidade presencial, da Universidade Franciscana, durante o ano de 2016. Essa pesquisa foi inicialmente delineada a partir de conclusões obtidas em atividades aplicadas previamente em 2014 nessas mesmas disciplinas, com o auxílio do Moodle via o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A atual estratégia didática foi organizada por meio do Plano de Ensino, elaborado ao iniciar o semestre, tendo sido ajustado ao longo do período de acordo com a necessidade de cada turma, considerando as implementações anteriores somadas à experiência do pesquisador. O planejamento inicial e a organização dos conteúdos/atividades partiram do estudo da grade curricular do curso, em que está inserida a disciplina, assim como o perfil esperado do egresso. Posteriormente, a reorganização do Planejamento Dinâmico considerou os conhecimentos prévios dos estudantes norteando uma sequência didática baseada no uso de aplicativos virtuais, vídeos e atividades práticas. O processo avaliativo ocorreu de forma continuada, nas quais todas as tarefas como participação em fóruns, questões de múltipla escolha e organização/apresentações de trabalhos compuseram a avaliação final do estudante. Desta forma, o diferencial desta pesquisa amparou-se na constante reorganização do planejamento, guiada pelos resultados coletados ao longo da implementação. O referencial de ensino é balizado nas acepções da Aprendizagem Significativa com ênfase na autonomia do estudante no seu processo de formação. A análise dos resultados foi sistematizada a partir da participação dos estudantes em espaços de diálogo no AVA- Moodle, e em uma entrevista semiestruturada, sendo ambos os métodos amparados na Teoria de Análise de Conteúdo de Bardin. No que se refere ao aproveitamento dos estudantes frente ao conhecimento, percebeuse um empenho mais intenso na “estrutura aula” e, posteriormente, uma motivação na compreensão de uma ciência não acabada e em contínuo avanço. Desta forma, este estudo destaca os resultados de uma metodologia diferenciada denominada Planejamento Dinâmico, que visa uma maior autonomia dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: In this work we present a study on a Dynamic Planning structured for the development of the discipline of Physics I and Physics Applied to Architecture in undergraduate classes of the faceto- face modality of the Universidade Franciscana during the year 2016. This research was initially delineated from conclusions obtained in activities previously applied in 2014 in these same disciplines, with the help of Moodle computational environment. The current didactic strategy was organized through the Teaching Plan, prepared at the beginning of the semester, having been adjusted over the period according to the needs of each class, considering previous implementations added to the researcher's experience. The initial planning and organization of the contents / activities started from the study of the curricular curriculum of the course, in which the discipline is inserted, as well as the expected profile of the egress. Subsequently, the reorganization of Dynamic Planning considered the prior knowledge of the students guiding a didactic sequence based on the use of virtual applications, videos and practical activities. The evaluation process took place on a continuous basis, in which all tasks such as participation in forums, multiple choice questions and organization / presentation of papers made up the student's final evaluation. In this way, the differential of this research was based on the constant reorganization of the planning, guided by the results collected throughout the implementation. The teaching frame is marked in the meaning of Significant Learning with emphasis on the student's autonomy in the process of formation. The analysis of the results was systematized from the participation of the students in dialog spaces in the Moodle environment, and in a semi structured interview, both methods being supported in the Content Analysis Theory of Bardin. With regard to students' use of knowledge, there was a more intense commitment to the "classroom structure" and, later, a motivation in understanding an unfinished science that is constantly advancing. In this way, this study highlights the results of a differentiated methodology called Dynamic Planning, which aims student autonomy in the teaching and learning process.
Palavras-chave: Plano de Ensino, Aprendizagem Autônoma, Ensino Superior, Física Clássica, Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Teaching Plan, Autonomous Learning, Higher Education, Classical Physics, Virtual Environment.
Área(s) do CNPq: Ciências e Matemática
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Franciscana
Sigla da instituição: UFN
Departamento: Ensino de Ciências e Matemática
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: Ellwanger, Anderson Luiz. O PLANEJAMENTO DINÂMICO COMO PROMOTOR DE UMA APRENDIZAGEM AUTÔNOMA NO ENSINO SUPERIOR EM CONTEUDOS DE FÍSICA CLÁSSICA MEDIADOS POR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. 2018. 159f. Tese( Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Franciscana, Santa Maria - RS .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/602
Data de defesa: 18-Mai-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_AndersonLuizEllwanger.pdf19,72 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons