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Tipo do documento: Dissertação
Título: A AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E A ARTICULAÇÃO COM OS RESULTADOS DO IDEB: UM ESTUDO COM PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SANTA MARIA/RS
Autor: Ramos, Cláudia Bassoaldo
Primeiro orientador: Santos, Eliane Aparecida Galvão dos
Primeiro membro da banca: Lunardi, Elisiane Machado
Segundo membro da banca: Marquezan, Fernanda Figueira
Resumo: Este estudo se insere na linha de pesquisa Ensino, epistemologias e formação docente, do curso de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana. Tal estudo traz reflexões acerca das políticas de avaliação externa e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem. Tem por objetivo compreender como os professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF) de escolas da Rede Municipal de Ensino (RME) de Santa Maria/RS articulam o processo de avaliação do ensino e aprendizagem com os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Trata-se de uma investigação de abordagem qualitativa, caracterizada por uma pesquisa de caráter documental. Como instrumento de coleta de dados optou-se pelo questionário, o qual foi constituído a partir de questões fechadas, abertas e mistas, correlacionadas ao problema de pesquisa. Para a análise e interpretação dos dados adotou-se a técnica de análise de conteúdo, tendo como suporte teórico-metodológico as contribuições de Bardin (1997). O contexto da investigação abrangeu seis escolas da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS, localizadas nas regiões Oeste, Sul e Camobi, sendo duas em cada região, uma que demonstrou alto e outra baixo IDEB no ano de 2015. Os resultados da pesquisa indicam que no início da implementação das políticas de avaliação externa houve muita resistência no contexto escolar. Porém, atualmente os relatos apontam que o sentimento da maioria dos professores é de aceitação e desejo de ampliar seus conhecimentos, com vistas a aprimorar sua prática docente. Contudo, os professores relatam também, que ainda há muita pressão para que se atinjam as metas estabelecidas e que tais políticas ignoram o contexto sócio - histórico - cultural no qual a escola está inserida, fatores que acarretam inquietação e ansiedade tanto para o professor quanto para o aluno. Assim, conclui-se que a maioria dos professores planejam e efetivam suas práticas docentes percebendo a importância de articular os resultados oriundos do IDEB, com o processo avaliativo de ensino e aprendizagem. A pesquisa evidenciou que há essa preocupação tanto por parte dos professores quanto por parte da gestão escolar, que em conjunto buscam definir ações para enfrentar os desafios e alcançar melhores resultados na qualidade do processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: This study fits into the research line teaching, Epistemologies and teaching building up in a teaching of humanities and Languages Master’s degree course at the University Franciscana. Such study rises reflexions on external assessment policies and their implications in the teaching and learning process. It aims at understanding how teachers of first school years in elementary school in the city Teaching System (Santa Maria/RS) links the teaching and learning assessment process to IDEB results. It’s a qualitative approach investigation and it features a research of documental nature. Data gathering was through a questionnaire, which was made up of closed, open and mixed questions, correlated to the research problem. For the analysis and data understanding, the technic of content analysis was used, having a theoretical-methodological support, Bardin’s (1997) contributions. Six schools of Santa Maria/RS teaching system were the context of investigation, located in East, South and Camobi regions, being two in each region. One of them showed high and another one low IDEB in 2015. Research results showed that at the beginning of external assessment policy influences implementation there was a lot of resistance in the school context. However, nowadays teachers feelings are of acceptance and wish of enlarging their knowledge regarding policies aiming at improving their teaching practices. On the other hand they also state that there is a lot of pressure in order to the set goals to be reached and that such policies ignore the social-historical cultural context were the school is in. These facts cause unrest and anxiety for both students and teachers. It follows that the majority of teachers plans and put into effect their teaching practices noticing the importance of linking IBGE results with the teaching and learning assessment process. The research showed the teachers’ and school concern which together try to definy actions to face challenges and reach better results in the teaching and learning process quality.
Palavras-chave: Avaliação externa. Ensino. Aprendizagem.
External assessment. Teaching. Learning
Área(s) do CNPq: Ensino de Humanidades e Linguagens
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Franciscana
Sigla da instituição: UFN
Departamento: Ensino de Humanidades e Linguagens
Programa: Mestrado Acadêmico em Ensino de Humanidades e Linguagens
Citação: Ramos, Cláudia Bassoaldo. A AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E A ARTICULAÇÃO COM OS RESULTADOS DO IDEB: UM ESTUDO COM PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SANTA MARIA/RS. 2018. 112f. Dissertação( Mestrado Acadêmico em Ensino de Humanidades e Linguagens) - Universidade Franciscana, Santa Maria - RS .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/664
Data de defesa: 31-Jul-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens

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