Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/665
Tipo do documento: Dissertação
Título: OS IMPACTOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA DO CAMPO
Autor: Farias, Maria Goretti Rocha
Primeiro orientador: Santos, Eliane Aparecida Galvão dos
Primeiro membro da banca: Silva, Denise da
Segundo membro da banca: Zucolotto, Marcele Pereira da Rosa
Resumo: Esta pesquisa é resultado de estudos desenvolvidos no curso de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana. O objetivo da pesquisa foi compreender os impactos da formação continuada no desenvolvimento profissional de professores de anos finais da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Paim de Oliveira do município de Santa Maria/RS. A metodologia abrangeu a abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Fizeram parte da pesquisa seis professores dos anos finais da referida escola. Como instrumentos de coleta de dados foram realizadas entrevistas, utilizando tópicos-guia para direcioná-las. Também, utilizou-se o recurso de análise documental, que foi imprescindível para a obtenção de informações relacionadas ao campo da pesquisa, bem como para conhecer e analisar o Projeto Político-Pedagógico e os projetos pedagógicos da escola. A análise de conteúdo foi a técnica utilizada para análise de dados, com base em Bardin (2006). Como resultados, destaca-se que a formação continuada de professores da educação do campo deve ter como premissa considerar o universo cultural e os saberes construídos, a partir de suas experiências de vida dos sujeitos dessa comunidade. Para isto, se faz necessário uma formação de professores fundada nesses princípios. Assim, demanda repensar o modelo de formação, buscando viabilizar o atendimento das especificidades dos diferentes contextos de educação escolar. Portanto, esse estudo possibilitou contribuir para a reflexão sobre o desenvolvimento profissional docente, ampliando os conhecimentos de maneira que resultem em inovação, (re) direcionando o ensino por meio de metodologias e conteúdos próprios para o contexto de uma escola do campo.
Abstract: This research is the result of studies carried out at the Master’s degree course in the Teaching of Humanities and languages at the Universidade Franciscana. The research aimed at understanding the impacts of continued formation in the teachers’ professional development in final years at the Escola Municipal de Ensino Fundamental José Paim de Oliveira in Santa Maria-RS. Methodology comprised the qualitative approach of case study type. Six teachers of the final years at the referred school took part in the research. Interviews were accomplished as the data collecting tool with guided topics to direct them. The resource of documental analysis was also used and it was vital for getting information related to the research field as well as knowing and analyzing the political-pedagogical projects and the school pedagogical projects. Content analysis was the technic for data analysis (Bardin; 2006). Results highlight that the continued building up of the rural education teachers must have as its premise to consider the cultural environment and the knowledge built from those community subject’s life experience. For that, it is necessary to base teachers’ building up on those principles. This way rethinking this formation model is really important, in order to take care of the specificities of different context in school education. Therefore this study has enabled the reflexion on the professional teaching development, enlarging knowledge so that it results in innovation, (re)directing teaching through suitable methodologies and contents for the context of a rural school.
Palavras-chave: Educação do campo. Formação continuada. Saberes docentes
Rural education. Continued formation. Teaching knowledge
Área(s) do CNPq: Ensino de Humanidades e Linguagens
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Franciscana
Sigla da instituição: UFN
Departamento: Ensino de Humanidades e Linguagens
Programa: Mestrado Acadêmico em Ensino de Humanidades e Linguagens
Citação: Farias, Maria Goretti Rocha. OS IMPACTOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA DO CAMPO. 2018.96f. Dissertação( Mestrado Acadêmico em Ensino de Humanidades e Linguagens) - Universidade Franciscana, Santa Maria - RS .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/665
Data de defesa: 31-Jul-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_MariaGorettiRochaFarias.pdf1,47 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons