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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Maria Rute Depoi da-
dc.contributor.advisor1Zucolotto, Marcele Pereira da Rosa-
dc.contributor.referee1Rodrigues, Ricardo Antonio-
dc.contributor.referee2Marquezan, Fernanda Figueira-
dc.date.accessioned2018-09-18T13:26:54Z-
dc.date.issued2018-07-20-
dc.identifier.citationSilva, Maria Rute Depoi da. AS PERCEPÇÕES E OS SIGNIFICADOS DE ESCOLA PARA OS ESTUDANTES ADOLESCENTES: UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA. 2018. 164f. Dissertação( Mestrado Acadêmico em Ensino de Humanidades e Linguagens) - Universidade Franciscana, Santa Maria - RS .por
dc.identifier.urihttp://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/666-
dc.description.resumoA presente pesquisa objetivou investigar as percepções e os significados de escola para os estudantes adolescentes do ensino médio. Especificamente, procurou-se identificar quais espaços, momentos e atividades relativos à escola configuram-se de maior interesse ou desinteresse para os jovens; conhecer a importância da escola sob o ponto de vista dos adolescentes e como ocorre a participação destes no cotidiano escolar; compreender por meio do dizer dos estudantes como são desenvolvidas as relações entre os diferentes sujeitos da escola (educandos, professores, servidores, gestores, família, comunidade); além de refletir sobre as estratégias pedagógicas presentes na escola, conforme a percepção dos adolescentes; e de caracterizar a relação entre adolescência e escola na atualidade e as possíveis implicações para o ensino. Quanto à metodologia, utilizou-se uma abordagem qualitativa, para a revisão bibliográfica e a pesquisa empírica. Como estratégia metodológica optou-se pelo estudo de caso, como técnica o grupo focal e para análise dos resultados elegeu-se a análise de conteúdo. Inicialmente, foi realizado o levantamento bibliográfico sobre o tema. O segundo momento consistiu na organização do grupo focal e apresentação da proposta aos sujeitos da pesquisa. A terceira etapa compreendeu o desenvolvimento do trabalho com o grupo focal, o qual aconteceu por meio de três encontros. Nesses encontros, discutiram-se assuntos relativos à escola, indo ao encontro do tema da pesquisa, a saber, “As percepções e significados de escola para os estudantes adolescentes do ensino médio”, e de acordo com um roteiro de questões, o qual norteou os diálogos do grupo. Posteriormente, analisaram-se os dados e construíram-se cinco categorias temáticas: 1) sentimentos relativos à escola; 2) o IFFar na visão dos estudantes; 3) a escola suas regras e punições- entre a vigilância e o controle; 4) as estratégias pedagógicas- um olhar sobre a metodologia e os recursos didáticos e 5) a escola como lugar de relações. Com base nestas análises, percebeu-se que os estudantes nutrem diversos sentimentos pela escola, indo da felicidade ao tédio. Que a escola possui muita importância e significado para os mesmos, principalmente pelos vínculos interpessoais construídos, pelo conhecimento e pela possibilidade de um futuro melhor. Notou-se que o Instituto Federal Farroupilha configura-se como um lugar de destaque na vida dos estudantes seja pelos professores qualificados, a infraestrutura disponibilizada e os programas que objetivam o acesso e permanência por eles ressaltados, porém destacou-se que o currículo integrado, proposta da Instituição, ainda encontra-se em processo de efetivação. Evidenciou-se, pelas suas falas, que existe uma questão importante a ser debatida acerca das regras e punições no contexto escolar. Verificou-se que os estudantes rejeitam a metodologia expositiva e gostam de aulas que proporcionam a participação ativa, e para tanto, destacaram metodologias como aulas práticas, jogos, músicas, viagens de estudo, vídeos, séries, como recursos, que de acordo com eles, se aprende melhor. Constatou-se que existem muitos aspectos positivos destacados por eles nas relações com os colegas, profissionais e comunidade, contudo, há vários pontos que podem ser melhorados e superados, em especial no que se refere a participação, diálogo e integração, entre toda a comunidade escolar. Com isso, conclui-se que os estudantes adolescentes possuem uma leitura ampla e crítica de várias questões acerca da escola, fato que poderá contribuir significativamente para o ensino. Portanto, afirma-se a necessidade da escola (re)conhece-los, ouvi-los e considera-los.por
dc.description.abstractThe present research aimed to investigate perceptions and meanings of school for teenagers students of the High School teenagers. Specifically, we tried to identify what spaces, times and activities concerning the school set of greatest interest or lack of interest to young people; to know the importance of the school from the point of view of teenagers and how does participation of these in everyday life; to understand through the telling of how students are developed the relationships between the different subjects of the school (students, teachers, servers, managers, family, community); as well as reflect on the strategies present at the school, teaching as the perception of adolescents; and to characterize the relationship between adolescence and school nowadays and the possible implications for teaching. As for the methodology, we used a qualitative approach to the literature review and empirical research. As methodological strategy has been chosen for the case study, as the focal group technique and analysis of the results was elected the content analysis. Initially, the bibliographic survey about the topic. The second time was the focal group organization and presentation of the proposal to the research subjects. The third step included the development of work with the focal group, which happened through three games. These meetings discussed normal matters to school, going to the subject of research, namely, "Perceptions and Meanings of school for teenagers students of High School", and according to a script of questions, which has guided dialogs Group. Subsequently, the data were analyzed and built five thematic categories: 1) feelings regarding the school; 2) the IFFar students' vision; 3) school rules and punishments-between surveillance and control; 4) pedagogical strategies - a look at the methodology and didactic resources and 5) the school as a place of relationships. Based on these analyses, it was noticed that the students have various feelings about school, going from happiness to boredom. The school has a lot of importance and meaning to them, primarily by interpersonal links built, for knowledge and for the possibility of a better future. It was noted that the Farroupilha Federal Institute appears as a prominent place in the lives of the students and it has qualified teachers, the available infrastructure and programs that aim at the access and permanence for them but he emphasized that the integrated curriculum, the proposal of the institution, is still in the process of implementation. It was, according their opinion, an important issue to be discussed about the rules and punishments in the school context. It was found that the students reject the expository methodology and like classes that provide active participation, and to do so, methodologies such as field trips, games, music, field trips, videos, series, as resources, which with them, you learn best. Also, it was noted that there are many positive aspects highlighted by them in relations with colleagues, professionals and the community, however, there are several points that can be improved and addressed, in particular with regard to participation, dialogue and integration, among the whole school community. With this, it is concluded that teenager students have a great and critical reading of several questions about school, a fact that could contribute significantly to the teaching. Therefore, it is the need of the school (re)meets them, listen to them and consider them.eng
dc.description.provenanceSubmitted by MARCIA ROVADOSCHI (marciar@unifra.br) on 2018-09-18T13:26:54Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_MariaRuteDepoisDaSilva.pdf: 2880634 bytes, checksum: cb638910d1ce032dd4ac8aab573e83c5 (MD5)eng
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dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Franciscanapor
dc.publisher.departmentEnsino de Humanidades e Linguagenspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFNpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Ensino de Humanidades e Linguagenspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAdolescência. Contexto Escolar. Escuta. Ensinopor
dc.subjectAdolescence. School Context. Listen. Teachingeng
dc.subject.cnpqEnsino de Humanidades e Linguagenspor
dc.titleAS PERCEPÇÕES E OS SIGNIFICADOS DE ESCOLA PARA OS ESTUDANTES ADOLESCENTES: UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHApor
dc.typeDissertaçãopor
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