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Tipo do documento: Dissertação
Título: A INFLUÊNCIA DAS POLÍTICAS NEOLIBERAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor: Catelan, Magdale Machado
Primeiro orientador: Henn, Leonardo Guedes
Segundo orientador: Marquezan, Fernanda Figueira
Primeiro coorientador: Marquezan , Fernanda Figueira
Primeiro membro da banca: Ribeiro, José Iran
Segundo membro da banca: Alves, Marcos Alexandre
Resumo: Os processos neoliberais sofreram modificações e novas idealizações no decorrer da História, de modo que influenciaram diretamente os processos socioeducativos, assim como os políticos e estatais. Pensando nessa consideração, esta pesquisa investiga as influências neoliberais nas políticas curriculares públicas do Brasil, com foco no ensino de História. Desta forma, tem-se como objetivos estudar os currículos Nacionais Brasileiros; verificar as mudanças no ensino de História a partir da Base Nacional Comum Curricular (2016); identificar as semelhanças entre os documentos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e a Base Nacional Comum Curricular (2016), e por fim, estabelecer se há relação entre as políticas neoliberais e o currículo comum proposto às escolas. O tipo de pesquisa é de cunho bibliográfico, pois permite aos pesquisadores conhecer o que foi publicado sobre o objeto de estudo, uma vez que se dá a partir do levantamento de referenciais teóricos, como livros, artigos científicos. Aliada à pesquisa bibliográfica, empregou-se a pesquisa documental, recorrendo a fontes mais diversificadas, tais como: tabelas estatísticas, jornais, revistas, relatórios, documentos oficiais, cartas, filmes, fotografias, pinturas, relatórios de empresas. A conclusão, portanto, é que as políticas públicas, tendo em vista a busca pela melhoria da qualidade de ensino, devem se voltar inicialmente para a redução das assimetrias sociais, enquanto as políticas educacionais precisam considerar que um ensino de qualidade se faz em condições materiais adequadas, e com um professor preparado para enfrentar os desafios da educação.
Abstract: The neoliberal processes underwent changes and new idealizations throughout history, so that they directly influenced socio-educational processes, as well as political and state processes. Thinking of this consideration, this research investigates the neoliberal influences in the public curricular policies of Brazil, focusing on the teaching of History. In this way, the objectives are to study Brazilian National curricula; to verify the changes in the teaching of History from the National Curricular Common Base (2016); to identify the similarities between the National Curricular Parameters (1997) and the National Curricular Common Base (2016), and finally, to establish if there is a relation between neoliberal policies and the common curriculum proposed to schools. The type of research is of a bibliographic nature, since it allows the researchers to know what was published about the object of study, since it is based on the survey of theoretical references, such as books, scientific articles. Allied to the bibliographical research, documentary research was used, using more diversified sources, such as: statistical tables, newspapers, magazines, reports, official documents, letters, films, photographs, paintings, company reports. The conclusion, therefore, is that public policies, in view of the quest for the improvement of the quality of education, should initially focus on reducing social asymmetries, while educational policies need to consider that quality education is done under material conditions appropriate, and with a teacher prepared to meet the challenges of education.
Palavras-chave: Políticas Neoliberais. Escola. Ensino. BNCC. PCNs.
Neoliberal Policies. School. Teaching. BNCC. PCNs.
Área(s) do CNPq: Ensino de Humanidades e Linguagens
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Franciscana
Sigla da instituição: UFN
Departamento: Ensino de Humanidades e Linguagens
Programa: Mestrado Acadêmico em Ensino de Humanidades e Linguagens
Citação: Catelan, Magdale Machado. A INFLUÊNCIA DAS POLÍTICAS NEOLIBERAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2018. 92f. Dissertação( Mestrado Acadêmico em Ensino de Humanidades e Linguagens) - Universidade Franciscana, Santa Maria - RS .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/671
Data de defesa: 31-Jul-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens

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