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Tipo do documento: Dissertação
Título: OS RECURSOS SEMIÓTICOS EM VÍDEO-RESENHAS DE BOOKTUBERS COMO ESTRATÉGIA DE INCENTIVO À LEITURA
Autor: Vargas, Janete Correia
Primeiro orientador: Bortoluzzi, Valeria Iensen
Primeiro coorientador: Becker, Elsbeth Léia Spode
Primeiro membro da banca: Kader, Carla Callegaro Corrêa
Segundo membro da banca: Pinheiro, Najara Ferrari
Resumo: Atualmente, o conteúdo programático de Literatura para o Ensino Médio continua calcado no ensino dos clássicos da Literatura Brasileira, o que gera uma barreira para os professores de literatura que precisam estimular os estudantes a realizarem a leitura desses clássicos. Para contribuir nesse incentivo, os professores contam com os booktubers, isto é, jovens que falam de literatura e que produzem vídeo-resenhas, atraindo milhares de adolescentes e adultos para os canais literários do YouTube. Nesse sentido, o presente trabalho procurou analisar os recursos semióticos utilizados pelos booktubers como estratégias de incentivo à leitura dos clássicos da Literatura Brasileira, inicialmente, partiu-se de uma revisão bibliográfica dos conceitos de blog ao YouTube, bem como, de autores que discutem e sustentam as análises que se fazem presente neste trabalho. O suporte teórico utilizado para a análise dos recursos semióticos é a Gramática do Design Visual (GDV), de Kress e van Leeuwen (2006), na perspectiva da Metafunção interativa, e a partir das quatro dimensões utilizadas no processo interacional: o Contato, a Distância social, a Perspectiva e a Modalidade, discutidas pela perspectiva da Análise do Discurso Multimodal (ADM) (KRESS; VAN LEEUWEN, 2001). Foram analisados os vídeos: “Dom Casmurro”, do canal “Ler antes de Morrer”, da booktuber Isabella Lubrano e “O Cortiço”, do canal “Vá Ler Um Livro”,da booktuber Tati, sendo esses vídeos os mais visualizados referentes ao Realismo brasileiro. Após a análise das quatro dimensões da metafunção interativa, é possível considerar que os recursos semióticos utilizados pelos booktubers nos vídeos resenhas produzidas por eles, conseguem, efetivamente, interagir com o público jovem e incentivá-los à leitura dos clássicos da Literatura Brasileira.
Abstract: Currently, the program content of Literature for High School is still based on teaching the classics of Brazilian Literature, which creates a barrier for literature teachers who need to encourage students to read these classics. To contribute with this incentive, teachers rely on booktubers, that is young people who talk about literature and who produce video-reviews, attracting thousands of teenagers and adults to the literary channels of YouTube. In this sense, the present work sought to analyze the semiotic resources used by booktubers as strategies to encourage the reading of the Brazilian Literature classics, initially, started with a bibliographical revision of the blog concepts to YouTube, as well as, authors that discuss and support the analyzes that are present in this work. The theoretical support used for the analysis of semiotic resources is the Visual Design Grammar (GDV), by Kress and van Leeuwen (2006), from the perspective of interactive metafunction, and from the four dimensions used in the interaction process: Social distance, Perspective and Modality, discussed by the perspective of the Multimodal Discourse Analysis (ADM) (Kess, Van Leeuwen, 2001). The following videos were analyzed: "Dom Casmurro", from the "Ler antes de Morrer" channel, from the booktuber Isabella Lubrano and "O Cortiço" from the "Vá Ler Um Livro" channel from the Tati booktuber, being these videos the most visual ones referring to Brazilian Realism. After analyzing the four dimensions of the interactive metafunction, it is possible to consider that the semiotic resources used by the booktubers in the videos produced by them, are able to effectively interact with the young audience and encourage them to read the classics of Brazilian Literature.
Palavras-chave: Literatura; Booktubers; Recursos Semióticos; Estratégias
Literature; Booktubers; Semiotic Resources; Strategies
Área(s) do CNPq: Ensino de Humanidades e Linguagens
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Franciscana
Sigla da instituição: UFN
Departamento: Ensino de Humanidades e Linguagens
Programa: Mestrado Acadêmico em Ensino de Humanidades e Linguagens
Citação: Vargas, Janete Correia. OS RECURSOS SEMIÓTICOS EM VÍDEO-RESENHAS DE BOOKTUBERS COMO ESTRATÉGIA DE INCENTIVO À LEITURA. 2018. 258f. Dissertação( Mestrado Acadêmico em Ensino de Humanidades e Linguagens) - Universidade Franciscana, Santa Mara - RS .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/672
Data de defesa: 20-Jul-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens

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