Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/676
Tipo do documento: Dissertação
Título: A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DE TÓPICOS DE NANOCIÊNCIAS RELACIONADOS COM HIDROFOBICIDADE PARA O ENSINO MÉDIO
Autor: Pistoia, Rafael Piovesan
Primeiro orientador: Fagan, Solange Binotto
Primeiro membro da banca: Barbosa, Marcia Cristina Bernardes
Segundo membro da banca: Rossato, Jussane
Resumo: Esta Dissertação teve como objetivo desenvolver e aplicar um módulo didático para o Ensino Médio, pontuando a visão da Física Moderna e de conceitos interdisciplinares de Nanociências via transposição didática. A pesquisa foi realizada para 49 alunos do segundo ano do Ensino Médio do Instituto Estadual de Educação Mãe de Deus localizado em Tupanciretã, no Rio Grande do Sul. O foco é significar e motivar o estudante no seu aprendizado e do cientificismo, cujo material educacional origina o produto educacional - módulo didático que será disposto no espaço virtual de aprendizagem MAIS UNIFRA. Esse módulo compõe conteúdos que estabelecem assuntos de Hidrofobicidade, tensão superficial, entre outros, explorados em conjunto com a Física nos seus enfoques “clássico/moderno”. As nove aulas foram desenvolvidas nas acepções da aprendizagem significativa, vislumbrando buscar indícios de aprendizagens e ancorá-las em seus processos mentais de conhecimento. O material foi organizado para atender a metodologia de ensino dos Três Momentos Pedagógicos, considerando a realidade do aluno, em situações de ensino e suas experiências, contribuindo na organização do conhecimento e da investigação. As atividades presentes no produto educacional poderão ser apoio para o ensino e a pesquisa no Ensino Médio de professores e alunos, capacitando-os a aprimorar os seus conhecimentos sobre a Ciência, Tecnologia e Sociedade. Com isso é que se vai fazer emergir a importância dos saberes e da transposição didática para a eficiência da construção do conhecimento a partir das competências do educador, desde o que é produzido na academia para os espaços escolares, especialmente nos processos de ensino e de aprendizagem de Física. A verificação dos novos saberes de nanociência via Hidrofobicidade ocorreu por meio de uma produção e comparação de mapas conceituais. A ferramenta de análise foi eficiente para a estratégia desenvolvida, promovendo a interação e fazendo emergir o interesse dos alunos pela Física. As participações e responsabilidade também refletiram no saber-fazer do próprio orientador-professor, pois isso ficou evidente nos resultados positivos do trabalho o compromisso de disseminar e fomentar atitudes e metodologias frente aos demais colegas de outras áreas do conhecimento.
Abstract: This thesis aimed to develop and implement a didactic module for high school, punctuating the view of modern physics and interdisciplinary concepts of Nanoscience via didactic transposition. The survey was conducted for 49 students of the second year of high school of the Instituto Estadual de Educação Mãe de Deus located in Tupanciretã in Rio Grande do Sul. The focus is mean and motivate students in their learning and scientism, whose educational material originates the educational product - didactic module that will be displayed in virtual learning space “Mais UNIFRA”. This module makes up content that establish hydrophobicity issue, surface tension, among others, worked together with Physics in their approaches "classic / modern." The nine classes were developed in the renderings of meaningful learning, seeing seek evidence of learning and anchor them in their mental processes of knowledge. The material was organized to meet the teaching methodology of the Three Pedagogic Moments, considering the reality of the student in teaching situations and experiences, contributing to the organization of knowledge and research. The activities present in the educational product may be support for teaching and research in the high school teachers and students, enabling them to improve their knowledge of the Science, Technology and Society. It is that will bring out the importance of knowledge and didactic transposition to the efficiency of the construction of knowledge from the educator's skills, from what is produced in the academy for school spaces, especially in the teaching and learning Physics. Verification of new nanoscience knowledge via hydrophobicity occurred through a production and comparison of conceptual maps. The analysis tool was efficient for the strategy developed by promoting interaction and giving rise to the interest of students in physics. The participation and responsibility also reflected in the know-how of the mentor-teacher himself, as it was evident in the positive results of the work committed to disseminate and promote attitudes and methodologies front of other colleagues from other areas of knowledge.
Palavras-chave: Ensino de Física, Física Moderna, Hidrofobicidade, Nanociência
Physics Teaching, Modern Physics, hydrophobicity, Nanoscience.
Área(s) do CNPq: Física e Matemática
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Centro Universitário Franciscano
Sigla da instituição: UNIFRA
Departamento: Ensino de Física e Matemática
Programa: Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e Matemática
Citação: Pistoia, Rafael Piovesan. A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DE TÓPICOS DE NANOCIÊNCIAS RELACIONADOS COM HIDROFOBICIDADE PARA O ENSINO MÉDIO. 2016. 122f. Dissertação( Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e Matemática) - Centro Universitário Franciscano, Santa Maria - RS .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/676
Data de defesa: 25-Fev-2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_RafaelPiovesanPistoia_2016.pdf3,71 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons