Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/711
Tipo do documento: Dissertação
Título: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO GEOGEBRA
Autor: Silva, Tatiane Ferreira da
Primeiro orientador: Bisognin, Eleni
Primeiro membro da banca: Mathias, Carmen Vieira
Segundo membro da banca: Bulegon, Ana Marli
Resumo: Esta dissertação vincula-se ao curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana. A proposta tem como objetivo geral compreender em que medida a aplicação de uma sequência didática elaborada na perspectiva da Engenharia Didática, com o auxílio do software Geogebra pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de funções trigonométricas. As ações de pesquisa foram organizadas a partir dos pressupostos da metodologia da Engenharia Didática propostos por Artigue (1988) que compreendem as seguintes etapas: análises prévias, concepção e análise à priori, implementação, análise à posteriori e validação da sequência didática. As análises prévias foram feitas por meio de um estudo sobre aspectos da História da Trigonometria, de uma avaliação diagnóstica para identificar os conhecimentos prévios dos alunos e de análises de livros didáticos sobre o conteúdo abordado. Os resultados das análises prévias serviram de subsídios para elaboração da sequência didática. Participaram desta pesquisa quinze alunos do 2° ano do Ensino Médio, de uma escola estadual da cidade de Santa Maria – RS. A pesquisa é de cunho qualitativo e o levantamento de dados foi feito por meio de gravação de áudio, dos registros das observações da pesquisadora em seu diário e dos registros das atividades dos alunos. Fazendo-se um confronto entre as análises à priori e as análises à posteriori, pode-se inferir que a utilização do Geogebra auxiliou na compreensão dos conceitos e despertou o interesse dos alunos para realização das tarefas.
Abstract: This dissertation is linked to the Professional Master's degree of the Postgraduate Program in Education Sciences and Mathematics of the Franciscan University. The proposal has the general objective to understand in what extent the application of a didactic sequence elaborated from the perspective of Didactic Engineering, with the aid of the Geogebra software, can help in the teaching and learning process of trigonometric functions. The methodological process of Didactic Engineering proposed by Artigue (1988) included the following stages: previous analysis, a priori conception and analysis, implementation, a posteriori analysis and validation of didactic sequence. The previous analysis were made through a study on aspects of the History of Trigonometry, a diagnostic evaluation to identify students' previous knowledge and analysis of textbooks on the content addressed. The results of the previous analysis served as subsidies for the elaboration of the didactic sequence. Fifteen high school students from a State school in the city of Santa Maria - RS participated in this research. It was a qualitative research and the data collection was done through audio recording, the records of the researcher's observations in her journal and the records of the students' activities, making a comparison between the prior analysis and the a posteriori analysis. It can be inferred that the use of Geogebra helped in the understanding of concepts and in the motivation of students to accomplish the tasks.
Palavras-chave: Engenharia Didática. Software Geogebra. Funções Trigonométricas.
Didactic Engineering. Geogebra Software. Trigonometric Functions.
Área(s) do CNPq: Ciências e Matemática
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Franciscana
Sigla da instituição: UFN
Departamento: Ensino de Ciências e Matemática
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: Silva, Tatiane Ferreira da. UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO GEOGEBRA. 2018. 141f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Franciscana, Santa Maria - RS .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/711
Data de defesa: 10-Out-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_TatianeFerreiradaSilva.pdfDissertação7,39 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons