Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/739
Tipo do documento: Tese
Título: CONTRIBUIÇÕES DO SUBPROJETO PIBID/MATEMÁTICA/UFN: PERCEPÇÕES DE EGRESSOS DO PROGRAMA
Autor: Santos, Lozicler Maria Moro dos
Primeiro orientador: Alves, Marcos Alexandre
Primeiro membro da banca: Hauschild, Cristiane Antonia
Segundo membro da banca: Mariani, Rita de Cássia Pistóia
Terceiro membro da banca: Bisognin, Vanilde
Quarto membro da banca: Nunes, Janilse Fernandes
Resumo: Este trabalho tem, como ponto de partida, reflexões sobre as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, no que se refere à formação docente dos egressos do curso de Matemática da Universidade Franciscana – UFN. Nesse sentindo, busca-se responder o seguinte problema de pesquisa: Quais as contribuições do subprojeto PIBID/Matemática/UFN na formação docente e na atuação profissional dos egressos do curso de Matemática, participantes do Programa? O trabalho tem por objetivo, investigar as contribuições do subprojeto Matemática PIBID/UFN, enquanto política pública, na valorização da formação docente e na atuação profissional junto aos bolsistas egressos do curso de Licenciatura em Matemática – UFN. Dentro da pesquisa qualitativa, escolheu-se o estudo de caso para orientar o trabalho. Para responder ao problema de pesquisa, apresentou-se a contextualização do curso de Licenciatura em Matemática – UFN, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, e o mapeamento teórico da formação de professores de matemática, em que se buscou realizar o levantamento das principais produções na área de forma delimitada, em torno da publicação no Brasil, disponíveis nos Periódicos CAPES. Os dados foram coletados por instrumentos como questionários, que foram destinados aos egressos do curso de Licenciatura de Matemática da UFN. Identificou-se algumas categorias, dentre elas destacam-se aquelas que promovem um ensino para a liberdade e a autonomia: pesquisa, criticidade e reflexão crítica sobre a prática, consciência de inacabamento, competência profissional e comprometimento, e tomada de decisão consciente. A partir do procedimento de análise dos dados, passou-se propriamente à análise dos mesmos, para isso adotou-se a Análise do Discurso. A tese de pesquisa consiste em mostrar as contribuições do PIBID/UFN, que implicam em percepções e experiências obtidas pelos participantes em relação ao processo de formação docente dos acadêmicos egressos do curso de Matemática. Percebeu-se o quanto o PIBID auxiliou na formação inicial, principalmente no que diz respeito ao planejamento e metodologias diferenciadas, além de proporcionar uma interação com a realidade do trabalho docente, favorecendo o exercício da autonomia e da construção da identidade e formação docente, bem como na atuação profissional.
Abstract: As a starting point, this work has reflections on the contributions of the Institutional Program of the Initiation to Teaching Grant (PIBID), in relation to the teacher training of the graduates of the Mathematics course of the Franciscan University - UFN. In this sense, we try to answer the following research problem: What are the contributions of the PIBID / Mathematics / UFN subproject in the teacher training and in the professional performance of the graduates of the Mathematics course, participants in the Program? The objective of this work is to investigate the contributions of the PIBID / UFN Mathematics subproject as public policy, in the valuation of teacher education and in the professional performance of the graduates of the Undergraduate Program in Mathematics - UFN. Within the qualitative research, the case study was chosen to guide the work. In order to respond to the research problem, the contextualization of the Licenciatura degree in Mathematics - UFN, the Institutional Program of the Initiation to Teaching Grant - PIBID, and the theoretical mapping of the formation of mathematics teachers were presented. survey of the main productions in the area of limited form, around the publication in Brazil, available in CAPES Newspapers. The data were collected by means of instruments such as questionnaires, which were destined to the graduates of the degree course of Mathematics of UFN. Some categories have been identified, among them the ones that promote a teaching for freedom and autonomy: research, criticism and critical reflection on the practice, unfinished consciousness, professional competence and commitment, and conscious decision-making. From the data analysis procedure, we proceeded to analyze them, for this was adopted the Discourse Analysis. The research thesis consists in showing the contributions of the PIBID / UFN, which imply in the perceptions and experiences obtained by the participants in relation to the process of teacher education of the academic graduates of the Mathematics course. It was noticed how much the PIBID assisted in the initial formation, mainly with respect to the planning and differentiated methodologies, besides providing an interaction with the reality of the teaching work, favoring the exercise of the autonomy and the construction of the identity and teacher training, as well as as in professional performance.
Palavras-chave: Autonomia; Formação Docente; Atuação profissional; PIBID; Ensino de Matemática.
Autonomy; Teacher Training; Professional performance; PIBID; Mathematics Teaching.
Área(s) do CNPq: Ciências e Matemática
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Franciscana
Sigla da instituição: UFN
Departamento: Ensino de Ciências e Matemática
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: Santos, Lozicler Maria Moro dos. CONTRIBUIÇÕES DO SUBPROJETO PIBID/MATEMÁTICA/UFN: PERCEPÇÕES DE EGRESSOS DO PROGRAMA. 2019. 196f. Tese( Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Franciscana, Santa Maria - RS .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/739
Data de defesa: 11-Mar-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_LoziclerMariaMoroDosSantos.pdfTese2,62 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons