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Tipo do documento: Dissertação
Título: DO INDIVÍDUO AO SUJEITO: O ENSINO COMO UMA PASSAGEM
Autor: Carlan, Rodrigo Braz
Primeiro orientador: Zanella, Diego Carlos
Primeiro membro da banca: Trevisan, Amarildo Luiz
Segundo membro da banca: Zucolotto, Marcele Pereira da Rosa
Resumo: Vivemos em tempos interessantes, na medida em que, problemáticas causadas pela ferocidade do Capital se estendem por toda dimensão planetária. Desta forma, o objetivo deste trabalho é compreender, por meio de uma revisão bibliográfica a dimensão diagnóstica de sociedade capitalista mediante a teoria de Slavoj Žižek. A posteriori, considerar os movimentos emancipatórios de uma pedagogia socrática no contexto vigente, de modo que, torne-se exequível apontar um vetor para a perspectiva Comunista de Slavoj Žižek, bem como, ao pensamento Comunitário de Martha Nussbaum. Em vista disso, como desdobramento das supracitadas questões, perscrutar-se apresentar uma proposição hipotética de um ensino em meio a obscuridade social contemporânea. Logo, justifica-se esse manuscrito, tendo em vista que, é necessário identificar as inserções do processo capitalista na vida humana, bem como, o papel político deste processo na singularidade subjetiva do sujeito, da mesma maneira que, sua internalização tem como resultante um paradoxo discursivo nas relações sociais do indivíduo e no ensino.
Abstract: We live in interesting times, to the extent that problems caused by the ferocity of the Capital stretch for all planetary dimension. In this way, the aim of this work is to understand, through a bibliographical review diagnostic dimension of capitalist society by Slavoj Žižek's theory. Retrospectively, emancipative movements consider a Socratic pedagogy in current context, so that become feasible point a vector for the Communist perspective of Slavoj Žižek, well as, the community thought Martha Nussbaum. In view of this, as above-mentioned, peer issues unfolding of presenting a hypothetical proposition of an education in contemporary social obscurity. Soon, this manuscript is justified, considering that it is necessary to identify the capitalist process inserts in human life, as well as the political role of this process in the singularity subject's subjective, the same way that your internalization has as a result a discursive paradox in social relations and in teaching.
Palavras-chave: Capitalismo, Método Socrático, Comunismo.
Capitalism, Socratic method, Communism.
Área(s) do CNPq: Humanidades e Linguagens
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Franciscana
Sigla da instituição: UFN
Departamento: Ensino de Humanidades e Linguagens
Programa: Mestrado Acadêmico em Ensino de Humanidades e Linguagens
Citação: Carlan, Rodrigo Braz. DO INDIVÍDUO AO SUJEITO: O ENSINO COMO UMA PASSAGEM. 2019. 75f. Dissertação( Mestrado Acadêmico em Ensino de Humanidades e Linguagens) - Universidade Franciscana, Santa Maria - RS .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/743
Data de defesa: 4-Abr-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens

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