Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/744
Tipo do documento: Dissertação
Título: AFETIVIDADE NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM ESTUDO COM PROFESSORES DOS CURSOS DE TERAPIA OCUPACIONAL NO INTERIOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Autor: Silva, Eliane Caldas da
Primeiro orientador: Zucolotto, Marcele Pereira da Rosa
Primeiro membro da banca: Silva, Denise da
Segundo membro da banca: Santos, Eliane Aparecida Galvão dos
Resumo: O processo de ensino-aprendizagem cada vez mais, é tema de estudos e debates motivados pelas mudanças constantes na sociedade. Por esta razão esta pesquisa tem como objetivo averiguar quais são as percepções sobre a afetividade que os docentes de Terapia Ocupacional têm nas suas práticas docentes, pois a afetividade é um componente vital para o processo de ensino e que permite a mediação de conhecimentos. Buscando alcançar este objetivo se realizou uma pesquisa empírica e exploratória, de abordagem qualitativa, em duas universidades do interior do Rio Grande do Sul e que teve a participação de seis docentes. Posteriormente suas falas foram agrupadas por suas similaridades com o intuito de permitir a análise de conteúdo, na qual se constatou que mesmo não tendo o domínio do conceito de afetividade, os docentes a empregam em suas práticas. Os resultados obtidos nesta pesquisa estão apresentados em dois artigos intitulados: Percepção dos docentes sobre a afetividade no ensino superior em um curso da área da saúde; A importância da afetividade nas relações interpessoais na prática docente em terapia ocupacional. Almeja-se que esta pesquisa motive os docentes a se inteirarem do conceito de afetividade para que suas práticas docentes se tornem ainda mais proveitosas, assim como as relações interpessoais entre docente-discente. Da mesma forma, espera-se que esta pesquisa sirva como ponto de partida para mais estudos acerca das práticas docentes nos cursos de Terapia Ocupacional.
Abstract: The teaching-learning process is increasingly as subject of studies and debates, motivated by the constant changes in society. For this reason, this research aims investigate what are the Occupational Therapy professors perceptions about the affectivity in their teaching practices, since affectivity is a vital component for the teaching process and that allows the mediation of knowledge. In order to reach this objective, an empirical and exploratory research was carried out, with a qualitative approach, in two universities in the interior of Rio Grande do Sul, with the participation of six professors. Subsequently their speesches were grouped by similarities in order to allow a analysis content, in which it was found that even though they did not have masterd of the concept of affectivity, the teachers used it in their practices. The results obtained in this research are presented in two articles entitled: Professorss' perception about affectivity in Higher Education in a Health course; The importance of affectiveness in interpersonal relations in the occupational therapy teaching practice. Is expected that this research motivates professors to familiarize about the concept of affectivity, so that their teaching practices become even more profitable, as well as the interpersonal professor-student relations. As well it is expected that this research will serve as a starting point for further studies about teaching practices in Occupational Therapy courses.
Palavras-chave: Afetividade, Práticas Docentes e Terapia Ocupacional.
Affectivity, Teaching practices and Occupational therapy.
Área(s) do CNPq: Humanidades e Linguagens
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Franciscana
Sigla da instituição: UFN
Departamento: Ensino de Humanidades e Linguagens
Programa: Mestrado Acadêmico em Ensino de Humanidades e Linguagens
Citação: Silva, Eliane Caldas da. AFETIVIDADE NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM ESTUDO COM PROFESSORES DOS CURSOS DE TERAPIA OCUPACIONAL NO INTERIOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. 2016. 72f. Dissertação( Mestrado Acadêmico em Ensino de Humanidades e Linguagens) - Universidade Franciscana, Santa Maria - RS .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/744
Data de defesa: 25-Fev-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_ElianeCaldasDaSilva.pdfDissertação2,48 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons