Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/768
Tipo do documento: Dissertação
Título: REDE DE APOIO AOS ESTUDANTES: SEU PAPEL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA – CAMPUS SÃO VICENTE DO SUL
Autor: Lorenzoni, Janete Cordeiro
Primeiro orientador: Zanella, Diego Carlos
Primeiro coorientador: Zucolotto, Marcele Pereira da Rosa
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Ricardo Antonio
Segundo membro da banca: Marquezan, Fernanda Figueira
Resumo: A dissertação objetivou pesquisar em que medida a atuação da Rede de Apoio aos Estudantes contribui para o processo de aprendizagem desse público no Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul (IFFAR). Especificamente, pretendeu-se identificar o perfil profissional dos servidores que constituem a Rede, mapear as ações e estratégias realizadas pelos profissionais, apontar os resultados dessas ações e estratégias, bem como refletir sobre suas potencialidades e fragilidades, além de propor novas ações e estratégias ao trabalho da Rede. Quanto à metodologia utilizou-se a abordagem qualitativa para revisão bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. Como estratégia metodológica optou-se pelo estudo de caso, como técnica, a entrevista semiestruturada e para análise dos resultados elegeu-se a análise de conteúdo. A pesquisa de campo foi realizada por amostragem entre os profissionais do referido campus que fazem parte da Rede, tendo sido feita a coleta de dados no ano de 2017, por meio de entrevistas semiestruturadas. Na pesquisa documental utilizaram-se documentos institucionais do IFFAR. O desenvolvimento das entrevistas ocorreu no local de trabalho dos profissionais, norteadas por um roteiro de questões elaborado de acordo como o tema da pesquisa: O papel da Rede de Apoio aos Estudantes nos processos de aprendizagem no Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul. Posteriormente, analisaram-se os dados e construíram-se cinco categorias temáticas: 1) demandas dos estudantes; 2) trabalho em Rede; 3) ações e estratégias dos profissionais; 4) resultados e contribuições para o processo de aprendizagem; 5) insuficiências da Rede. Com base nestas análises percebeu-se que os profissionais compreendiam que, diante da complexidade que envolve as demandas, o trabalho integrado que proporciona a troca de saberes e conhecimentos alcança maior efetividade na mediação ou resolução das situações e, desta forma, contribui para o processo de aprendizagem dos estudantes. Que as ações e estratégias utilizadas para os atendimentos e/ou encaminhamentos são organizadas de acordo com a complexidade de cada demanda, podendo ser realizados individualmente por um profissional ou em Rede, com mais profissionais, de forma interdisciplinar. Para além do trabalho efetuado junto aos estudantes e sua contribuição para o processo de aprendizagem, ainda foram manifestadas preocupações com a permanente qualificação desse serviço, tendo em vista a complexidade das demandas que se apresentam no cotidiano escolar, apontando-se como necessária a manutenção de um espaço permanente para o diálogo entre os profissionais, tanto para a organização do trabalho conjunto, como para a formação e fortalecimento de vínculos e laços de solidariedade e apoio profissional. Evidenciou-se que há também a necessidade de implementar a organização de dados e informações sobre as demandas atendidas ou em atendimento, a fim de dinamizar e qualificar as ações junto aos estudantes. Portanto, acredita-se que dada dimensão do campus, seu quantitativo de estudantes e respectivas necessidades, o trabalho da Rede é relevante para os estudantes, refletindo de forma positiva nas pessoas de seu convívio e no ambiente escolar, fortalecendo-se com a possibilidade de desenvolver ações de forma integrada com os demais profissionais por meio da troca de saberes e conhecimentos, proporcionando a compreensão das demandas em sua complexidade e, consequentemente, o desenvolvimento de ações efetivas junto aos alunos, contribuindo para a sua vida estudantil.
Abstract: The dissertation aimed to investigate the extent to which the work of the Student Support Network contributes to the learning process of this public at the Federal Institute Farroupilha - São Vicente do Sul Campus (IFFAR). Specifically, it was intended to identify the professional profile of the servers that make up thenetwork, to map the actions and strategies carried out by the professionals, to point out the results of these actions and strategies, as well as to reflect on their potentialities and weaknesses, and to propose new actions and strategies to the network. As for the methodology, the qualitative approach was used for bibliographic review, documentary research and field research. As a methodological strategy, the case study, as a technique, the semi-structured interview was chosen and content analysis was chosen to analyze the results. Field research was carried out by sampling among the professionals of the mentioned campus that are part of the network, and the data collection was done in 2017, through semi-structured interviews. In documentary research IFFAR institutional documents were used. The development of the interviews took place in the work place of the professionals, guided by a script of questions elaborated according to the theme of the research: The role of the Student Support Network in the learning processes at the Federal Institute Farroupilha - São Vicente do Sul Campus. Subsequently, the data were analyzed and five thematic categories were constructed: 1) students’ demands; 2) Networking; 3) professionals’ actions and strategies; 4) results and contributions to the learning process; 5) Network shortcomings. Based on these analyzes, it was realized that the professionals understood that, given the complexity of the demands, the integrated work that provides the exchange of knowledge and knowledge achieves greater effectiveness in the mediation or resolution of situations and, thus, contributes to the process of student learning. That the actions and strategies used for attendance and/or referrals are organized according to the complexity of each demand, and can be performed individually by a professional or in network, with more professionals, in an interdisciplinary way. In addition to the work done with the students and their contribution to the learning process, concerns were also expressed about the permanent qualification of this service, considering the complexity of the demands that are presented in the daily school life, pointing out how necessary the maintenance of a permanent space for dialogue between professionals, both for the organization of joint work, and for the formation and strengthening of bonds and bonds of solidarity and professional support. It was evidenced that there is also the need to implement the organization of data and information on the demands served or in attendance, in order to dynamize and qualify the actions with the students. Therefore, it is believed that given the size of the campus, its quantitative of students and their needs, the work of the Network is relevant to students, reflecting in a positive way the people of their conviviality and the school environment, strengthening themselves with the possibility of developing actions in an integrated way with the other professionals through exchange of knowledge, providing the understanding of the demands in their complexity and, consequently, the development of effective actions with the students, contributing to their student life.
Palavras-chave: Educação Profissional. Demandas Estudantis. Interdisciplinaridade.
Professional education. Student Demands. Interdisciplinarity.
Área(s) do CNPq: Ensino
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Franciscana
Sigla da instituição: UFN
Departamento: Ensino de Humanidades e Linguagens
Programa: Mestrado Acadêmico em Ensino de Humanidades e Linguagens
Citação: Lorenzoni, Janete Cordeiro. REDE DE APOIO AOS ESTUDANTES: SEU PAPEL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA – CAMPUS SÃO VICENTE DO SUL. 2019. 100f. Dissertação( Mestrado Acadêmico em Ensino de Humanidades e Linguagens) - Universidade Franciscana, Santa Maria - RS .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/768
Data de defesa: 28-Mar-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_JaneteCordeiroLorenzoni.pdfDissertação2,97 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons