Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/794
Tipo do documento: Dissertação
Título: Jogos como estratégia para facilitar o ensino-aprendizagem de operações com números inteiros
Autor: Avello, Rosane Garcia Bandeira
Primeiro orientador: Silveira, Maria Joanete Martins da
Primeiro coorientador: Bisognin, Vanilde
Primeiro membro da banca: Silveira, Maria Joanete Martins da
Segundo membro da banca: Bisognin, Vanilde
Terceiro membro da banca: Groenwald, Claudia Leite Oliveira
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar se o uso de jogos facilita a aprendizagem das operações com números inteiros. Para isto, foi feito um estudo de caso do tipo observacional, com alunos que constituíram a amostra, matriculados nas sextas séries do Ensino Fundamental do Colégio Militar de Santa Maria. Foram utilizados jogos usando cartas feitas em cartolinas, contendo de uma a doze circunferências pretas ou vermelhas, as quais representavam pontos ganhos ou perdidos, respectivamente, que foram registrados em fichas. Foi usada uma base de madeira com duas hastes, semelhante ao “ábaco”, onde seriam registrados pontos ganhos ou perdidos por meio de argolas pretas ou vermelhas. Este “ábaco”, posteriormente, foi usado para realizar as operações de soma e subtração de números inteiros. Foram utilizados, ainda, jogos de bingo feitos em cartolinas para cada uma das operações: soma, subtração, multiplicação, divisão e potenciação de números inteiros, e para estes existiam regras que deveriam ser respeitadas. Por fim, foi usado um bingo contendo todas as operações citadas acima. Durante os jogos foram feitas anotações de campo, com registros de falas e observações de ações e expressões dos alunos, e também foi aplicado um questionário com perguntas semi-estruturadas, respondido pelos participantes da amostra. A partir da análise de conteúdo das respostas do questionário aplicado, e das anotações de campo, foram elaboradas tabelas as quais permitiram constatar que os jogos ajudam na aprendizagem das operações de soma e subtração de números inteiros e despertam o interesse do aluno pela Matemática. Sugere-se que outros pesquisadores utilizem jogos para trabalhar as operações de multiplicação e divisão de números inteiros.
Abstract: The objective of this research was to investigate whether the use of games improvises the learning of calculation with whole numbers or not. In doing so, a case study based on observation was done with a sample of students of the sixth grade registered at the elementary school of “Colégio Militar de Santa Maria”. Some games made on cards comprising black or red circumferences from one to twelve were used, which have represented scores won or lost, respectively, and were recorded on forms. A wooden base with two stems, similar to the “abacus” was used, where the scores won or lost were registered by means of black or red rings. Later, this “abacus” was used for adding and subtracting operations of whole numbers. Some games of bingo made on cards were also used for each operation: addition, subtraction, multiplication, division and power of whole numbers. For this games there were rules which should be followed. Finally, a bingo was used comprising all the operations mentioned before. During the games some notes were taken based on observation, with speech register, on student’s actions and expressions, and a questionary with semi structured questions was also applied, which was answered by the students of the sample. Based on the analysis of the questionary’s answers, and from the notes, some tables were made, which have shown that the games helped in the learning of math operations of addition and subtraction of whole numbers, and raise the interest of the students of math. It was suggested to other researchers to use games to work on operations of whole numbers.
Palavras-chave: Jogos; Aprendizagem; Números inteiros
Games; Learning; Whole numbers
Área(s) do CNPq: Física e Matemática
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Centro Universitário Franciscano
Sigla da instituição: UNIFRA
Departamento: Ensino de Física e Matemática
Programa: Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e Matemática
Citação: Avello, Rosane Garcia Bandeira. Jogos como estratégia para facilitar o ensino-aprendizagem de operações com números inteiros. 2006. 67f. Dissertação( Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e Matemática) - Centro Universitário Franciscano, Santa Maria - RS .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/794
Data de defesa: 21-Ago-2006
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_RosaneGarciaBandeiraAvello.pdfDissertação425,96 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons