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Tipo do documento: Dissertação
Título: INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA: CARACTERIZAÇÃO DO PROCESSO EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE SANTA MARIA
Autor: Gabbi, Elisabete Comaretto
Primeiro orientador: Martins, Juliana Saibt
Primeiro membro da banca: Janczura, Rosane
Segundo membro da banca: Morgenstern, Juliane Marschall
Resumo: Objetivou-se com o presente trabalho de Dissertação de Mestrado, esclarecer se o processo de inclusão está acontecendo nas escolas e de que forma estas crianças e adolescentes estão sendo atendidas no processo de inclusão escolar. A inclusão é um processo que tem inúmeras particularidades e todas precisam ser atendidas com equidade, como está previsto na legislação atual, pois é notável que a inclusão de alunos com deficiência(s) nas classes regulares provoca preocupação ao educador. Assim, é memorável que haja preocupação no que se refere ao processo de inclusão e da acessibilidade, barreiras atitudinais e arquitetônicas e da forma como está sendo implantado, pois a escola tem a responsabilidade de agregar os estudantes com deficiências e proporcionar uma educação de qualidade para todos os alunos. Com a aprovação do Comitê de Ética da UFN, e após assinatura do Termo de Consentimento livre e esclarecido, foram entrevistados gestores, professores e pais/responsáveis de alunos com deficiência física, bem como foram realizadas avaliações individuais a respeito da funcionalidade (MIF) e da função motora grossa (GMFCS ) dos alunos. Esta dissertação foi elaborada a partir de entrevista semi-estruturada aplicada aos gestores, professores e pais/responsáveis por alunos com deficiência física, gerando desta maneira quatro artigos com os resultados destas entrevistas aplicadas diretamente ao público envolvido. Ao mesmo tempo, foram entrevistados os pais/responsáveis dos alunos de ambos os sexos, na faixa etária de seis a dezoito anos de idade, matriculados nas escolas municipais de Santa Maria/RS. Os resultados deste estudo vieram comprovar que os gestores e professores estão engajados no processo de inclusão escolar, buscando atender a legislação vigente; quanto aos pais, pode-se concluir que estes estão satisfeitos com a forma como os alunos estão sendo atendidos nas escolas, inclusive percebe-se que a inclusão ocorre de forma lenta, mas procura contemplar o processo de inclusão, a partir dos recursos recebidos. Assim, buscando atender todas as dificuldades encontradas para a permanência destes alunos com deficiência física na escola regular. Com isso, a inserção dos participantes coloca-se que é a soma de aprendizados durante toda a conclusão do Mestrado, fazendo ocorrer o despertar e o interesse para outras pesquisas nesta área de inclusão escolar.
Abstract: The objective of the present dissertation work is to clarify if the inclusion process is happening in schools and how these children and adolescents are being assisted in the school inclusion process. Inclusion is a process that has numerous peculiarities and all need to be met with fairness, as provided for in current legislation, as it is noteworthy that the inclusion of students with disabilities in regular classes causes concern for the educator. Thus, it is memorable that there is concern regarding the process of inclusion and accessibility, attitudinal and architectural barriers and the way it is being implemented, as the school has the responsibility to aggregate students with disabilities and provide quality education for students. all the students. With the approval of the UFN Ethics Committee, and after signing the Informed Consent Form, managers, teachers and parents / guardians of students with physical disabilities were interviewed, as well as individual evaluations regarding functionality (FIM) and of gross motor function (GMFCS) of students. This dissertation was elaborated from a semi-structured interview applied to managers, teachers and parents / guardians of students with physical disabilities, thus generating four articles with the results of these interviews applied directly to the public involved. At the same time, parents / guardians of students of both sexes, aged from six to eighteen years old, enrolled in the municipal schools of Santa Maria / RS, were interviewed. The results of this study proved that managers and teachers are engaged in the process of school inclusion, seeking to comply with current legislation; As for parents, it can be concluded that they are satisfied with the way students are being treated in schools, including the inclusion that occurs slowly, but seeks to contemplate the process of inclusion, from the resources received. Thus, seeking to meet all the difficulties encountered for the permanence of these students with physical disabilities in regular school. Thus, the insertion of the participants is that it is the sum of learning throughout the completion of the Master, making the awakening and interest for other research in this area of school inclusion.
Palavras-chave: Aluno com deficiência. Inclusão escolar. Gestores. Professores. Pais/responsáveis por alunos.
Student with disabilities. School inclusion. Managers. Teachers. Parents / guardians of students.
Área(s) do CNPq: Ciências da Saúde e da Vida
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Franciscana
Sigla da instituição: UFN
Departamento: Ciências da Saúde e da Vida
Programa: Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida
Citação: Gabbi, Elisabete Comaretto. INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA: CARACTERIZAÇÃO DO PROCESSO EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE SANTA MARIA. 2019. 125f. Dissertação( Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida) - Universidade Franciscana, Santa Maria - RS .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/819
Data de defesa: 23-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida

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