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Tipo do documento: Dissertação
Título: O ORIENTADOR EDUCACIONAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM ESCOLAR
Autor: Wouters, Janete Allassia Drebes
Primeiro orientador: Santos, Eliane Aparecida Galvão dos
Primeiro membro da banca: Lunardi, Elisiane Machado
Segundo membro da banca: Zucolotto, Marcele Pereira da Rosa
Resumo: Este estudo teve como temática de discussão analisar as contribuições do orientador educacional da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria (RMESM, RS) para o processo de ensino e aprendizagem escolar. Para tanto, elencou-se os seguintes objetivos específicos, sendo eles: identificar o perfil, discutir o papel do orientador educacional na equipe gestora; apontar as potencialidades e as fragilidades na formação profissional deste profissional. Os sujeitos colaboradores deste estudo foram dezoito (18) professores que exercem a função ou ocupam o cargo de orientador educacional na RMESM, RS. A metodologia é de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. A análise dos dados foi realizada com a Análise de Conteúdo de Bardin (2016) e os instrumentos utilizados foram o questionário com perguntas abertas e fechadas para todos os sujeitos de pesquisa e a entrevista semiestruturada com nove (09) destes. Os resultados apontaram que os professores orientadores educacionais passam por um momento de incertezas na RMESM, RS pela extinção deste cargo; que sua formação inicial foi frágil acerca dos conhecimentos específicos da profissão e que a formação continuada carece de legitimidade, uma vez que não há investimento da políticas públicas de formação para esses profissionais, sendo que seu processo formativo é caracterizado por autoformação, ou seja, o orientador educacional busca, a partir de seus próprios interesses e necessidades, o desenvolvimento profissional. Em um contexto escolar cada vez mais complexo verificou-se que o orientador educacional é um mediador das demandas que se apresentam; sendo que seu trabalho contribui no processo de ensino aprendizagem uma vez que ele trabalha para o desenvolvimento da formação integral do educando nos aspectos cognitivos, sócio afetivos para formação de atitudes e valores.
Abstract: The purpose of this study was to analyze the contributions of the educational advisor of the Municipal Teaching Network of Santa Maria (RMESM, RS) to the school teaching and learning process. In order to do so, the following specific objectives were listed, namely: identifying the profile, discussing the role of the educational supervisor in the management team; to point out the potentialities and weaknesses in the professional training of this professional. The collaborators of this study were eighteen (18) professors who hold the position or occupy the position of educational supervisor at RMESM, RS. The methodology is a qualitative approach of the case study type. Data analysis was performed using the Bardin Content Analysis (2016) and the instruments used were the questionnaire with open and closed questions to all the research subjects and the semi-structured interview with nine (09) of these. The results pointed out that the educational guidance teachers are going through a moment of uncertainties in the RMESM, RS due to the extinction of this position; that their initial formation was fragile about the specific knowledge of the profession and that continuing education lacks legitimacy, since there is no investment of the public policies of formation for these professionals, being that their formative process is characterized by self-formation or, educational pursuit, from their own interests and needs, professional development. In an increasingly complex school context, it was verified that the educational supervisor is a mediator of the demands that are presented; being that his work contributes in the process of teaching learning since he works for the development of the integral formation of the student in the cognitive aspects, affective partners for the formation of attitudes and values.
Palavras-chave: Orientação educacional. Ensino aprendizagem. Políticas públicas.
Educational Advisment. Learning education. Public policies.
Área(s) do CNPq: Humanidades e Linguagens
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Franciscana
Sigla da instituição: UFN
Departamento: Ensino de Humanidades e Linguagens
Programa: Mestrado Acadêmico em Ensino de Humanidades e Linguagens
Citação: Wouters, Janete Allassia Drebes. O ORIENTADOR EDUCACIONAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM ESCOLAR. 2019. 91f. Dissertação( Mestrado Acadêmico em Ensino de Humanidades e Linguagens) - Universidade Franciscana, Santa Maria - RS .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/820
Data de defesa: 16-Out-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens

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