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Tipo do documento: Dissertação
Título: A OBRA ÁGUA VIVA: TEXTO LITERÁRIO E O CONCEITO DE NATUREZA NA SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL
Autor: Brum, Danusa Donaduzzi
Primeiro orientador: Boer, Noemi
Primeiro membro da banca: Coutinho, Cadidja
Segundo membro da banca: Kist, Liane Batistela
Resumo: As reflexões acerca do ensino de Literatura Brasileira têm causado inúmeras inquietações por parte de educadores, ao passo que os temas transversais têm ganhado espaço, principalmente, no que diz respeito às questões relacionadas à natureza e ao meio ambiente. Em um cenário de inúmeras mudanças, identificou-se a necessidade de desenvolver estratégias de ensino facilitadoras à compreensão das questões socioambientais que circundam o planeta. Neste estudo, investigou-se as possibilidades de articular o ensino de Literatura Brasileira na transversalidade com os conceitos de natureza e de meio ambiente, importantes ao desenvolvimento de ações no campo da Educação Ambiental. No delineamento do estudo, efetivouse o seguinte problema de pesquisa: como o texto literário pode se constituir numa estratégia de ensino para abordar os conceitos de natureza e de meio ambiente e, ao mesmo tempo, sensibilizar os estudantes acerca das questões ambientais?Para tal, propôs-se como objetivo geral investigar as contribuições da obra Água Viva, de Clarice Lispector (1998), aplicada como estratégia na transversalidade do ensino de Literatura Brasileira. O marco teórico do estudo contempla autores como Leff (2001), Morin (2002), Capra (2003), Green (2005), Sauvé (2005), Sánchez (2006), Meyer (2008), Candido (2008), Bosi (2012), Carvalho (2012), Nussbaum (2015), Coutinho (2017), entre outros. O estudo é qualitativo e caracteriza-se como uma pesquisaação. Os participantes foram 26 estudantes de duas turmas de Ensino Médio, de uma escola da rede pública do município de Nova Esperança do Sul, RS. As intervenções pedagógicas tiveram como planejamento uma Sequência Didática Interativa (SDI), baseada no Círculo Hermenêutico-Dialético (CHD), na perspectiva de Oliveira (2012). As principais atividades desenvolvidas referem-se à seleção de excertos e releitura da obra selecionada, elaboração dos conceitos de natureza e de meio ambiente, construção de mandalas ecológicas, elaboração de um varal literário com exposição de poemas escritos pelos estudantes. O material foi analisado a partir da técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2015) articulado com as etapas da pesquisa-ação. Os resultados são apresentados em 4 artigos/manuscritos em que se obteve as seguintes constatações: no artigo 1 descrevem-se as concepções prévias de natureza e meio ambiente dos estudantes e se constata as possibilidades de adentrar nos caminhos da transversalidade no ensino de Literatura; no artigo 2 é apresentado como as concepções de natureza e de meio ambiente dos estudantes evoluíram, atingindo a concepção de natureza sujeito e a concepção de meio ambiente mais integral;no artigo 3, relata-se o desenvolvimento da SDI, seguindo o CHD e a construção de Mandalas Ecológicas (ME), como metodologias inovadoras do ensino, integrando atividades de sala de aula e ações socioambientais no pátio da escola; por fim, o artigo 4 pode ser entendido como síntese integradora do estudo em que são analisados 3 dos 26 poemas escritos pelos estudantes, a partir da releitura da obra Água Viva e que foram expostas no varal literário. Conclui-se que o texto literário se mostrou eficiente como recurso motivacional para abordar a Literatura na transversalidade das questões que norteiam a Educação Ambiental.
Abstract: The reflections on the teaching of Brazilian Literature have caused numerous concerns on the part of educators, while cross-cutting themes have gained space, especially regarding issues related to nature and the environment. In a scenario of innumerable changes, we identified the need to develop teaching strategies that facilitate the understanding of the social and environmental issues surrounding the planet. This study investigated the possibilities of articulating the teaching of Brazilian Literature in transversality with the concepts of nature and environment, important for the development of actions in the field of Environmental Education. In the study design, the following research problem was realized: how can the literary text constitute a teaching strategy to address the concepts of nature and environment, while at the same time sensitizing students about environmental issues? To this end, it was proposed as a general objective to investigate the contributions of the work Água Viva, by Clarice Lispector (1998), applied as a strategy in the transversality of the teaching of Brazilian Literature. The theoretical framework of the study includes authors such as Leff (2001), Morin (2002), Capra (2003), Green (2005), Sauvé (2005), Sánchez (2006), Meyer (2008), Candido (2008), Bosi (2012), Carvalho (2012), Nussbaum (2015), Coutinho (2017), among others. The study is qualitative and is characterized as an action research. The participants were 26 students from two high school classes, from a public school in Nova Esperança do Sul, RS. The pedagogical interventions had as planning an Interactive Didactic Sequence (SDI), based on the Hermeneutic-Dialectic Circle (CHD), from the perspective of Oliveira (2012). The main activities are related to the selection of excerpts and rereading of the selected work, elaboration of the concepts of nature and environment, construction of ecological mandalas, elaboration of a literary clothesline with exposition of poems written by the students. The material was analyzed using the technique of Content Analysis (BARDIN, 2015) articulated with the steps of action research. The results are presented in 4 articles / manuscripts in which the following findings were obtained: in article 1 the students' previous conceptions of nature and environment are described and the possibilities of entering the paths of transversality in the teaching of literature are described; Article 2 presents how students' conceptions of nature and environment have evolved, reaching the subject nature conception and the more integral conception of the environment, while Article 3 reports the development of SDI, following the CHD and construction of Ecological Mandalas (ME) as innovative teaching methodologies, integrating classroom activities and socio-environmental actions in the school yard; Finally, article 4 can be understood as an integrative synthesis of the study in which 3 of the 26 poems written by the students are analyzed, based on the rereading of Água Viva and that were exposed in the literary clothesline. It is concluded that the literary text proved to be efficient as a motivational resource to approach the literature on the transversality of the issues that guide Environmental Education.
Palavras-chave: Literatura. Meio ambiente. Mandala Ecológica. Sequência Didática Interativa. Clarice Lispector.
Literature. Environment. Ecological Mandala. Interactive Didactic Sequence. Clarice Lispector
Área(s) do CNPq: Humanidades e Linguagens
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Franciscana
Sigla da instituição: UFN
Departamento: Ensino de Humanidades e Linguagens
Programa: Mestrado Acadêmico em Ensino de Humanidades e Linguagens
Citação: Brum, Danusa Donaduzzi. A OBRA ÁGUA VIVA: TEXTO LITERÁRIO E O CONCEITO DE NATUREZA NA SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL. 2019. 142f. Dissertação( Mestrado Acadêmico em Ensino de Humanidades e Linguagens) - Universidade Franciscana, Santa Maria - RS .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/821
Data de defesa: 9-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens

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