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Tipo do documento: Dissertação
Título: ÉTICA, ALTERIDADE E ENSINO: A RELAÇÃO INTER-HUMANA COMO MOTIVAÇÃO DO SABER EM LÉVINAS
Autor: Chaves, Nery Charlon Ribeiro
Primeiro orientador: Alves, Marcos Alexandre
Primeiro membro da banca: Cavalheiri, Alceu
Segundo membro da banca: Cenci, Márcio Paulo
Resumo: Pretende-se com este estudo, investigar a contribuição do pensamento de Emmanuel Lévinas para se repensar o ensino (relação pedagógica), a partir da perspectiva ética, fundada no acolhimento da alteridade, enquanto encontro inter-humano e condição necessária para o desenvolvimento da motivação do saber; por meio da abordagem de noções como o anti-humanismo contemporâneo, a racionalidade ética, culturas e interculturalidade e o significado do rosto Esta investigação caracteriza-se por ser uma pesquisa teórica, de cunho bibliográfico, onde se propõe a discussão e crítica de estudos e pensamentos já existentes e apresentados pelo filósofo Emmanuel Lévinas e por meio deste, os filósofos Husserl e Heidegger, e assim investigar, de que maneira pode-se pensar a motivação do saber, a partir do postulado da inter-relação humana e da articulação dos conceitos de ética, alteridade e ensino presentes na reflexão filosófica de Lévinas. Antes de se efetivar como um processo ou um elemento técnico, o ensino é um espaço de encontro inter-humano e será por meio dele e nele que se desenvolverá o diálogo e a convivência pacífica com a alteridade; ele será, sobretudo e antes de qualquer condição, realizado mediante a instauração de um ambiente propício à instauração de relações efetivamente inter-humanas.
Abstract: The aim of this study is to investigate the contribution of the thinking of Emmanuel Lévinas to rethink teaching (pedagogical relationship), from the ethical perspective, based on the embrace of otherness, as an inter-human encounter and necessary condition for the development of motivation of knowing; through the approach of notions such as contemporary anti-humanism, ethical rationality, cultures and interculturality and the meaning of the face. This research is characterized by being a theoretical research of bibliographic nature, which proposes the discussion and critique of studies and thoughts already existing and presented by the philosopher Emmanuel Lévinas and through this, the philosophers Husserl and Heidegger, and thus investigate, how one can think the motivation of knowledge, from the postulate of human interrelation and the articulation of concepts of ethics, alterity and teaching present in the philosophical reflection of Emmanuel Lévinas. Before becoming a process or a technical element, teaching is a space of inter-human encounter and it will be through him and in him that dialogue and peaceful coexistence with otherness will develop; Above all, it will be effected through the establishment of an environment conducive to the establishment of effectively inter-human relations.
Palavras-chave: Ensino, Alteridade, Ética
Teaching, Alterity, Ethics
Área(s) do CNPq: Humanidades e Linguagens
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Franciscana
Sigla da instituição: UFN
Departamento: Ensino de Humanidades e Linguagens
Programa: Mestrado Acadêmico em Ensino de Humanidades e Linguagens
Citação: Chaves, Nery Charlon Ribeiro. ÉTICA, ALTERIDADE E ENSINO: A RELAÇÃO INTER-HUMANA COMO MOTIVAÇÃO DO SABER EM LÉVINAS. 2019. 88f. Dissertação( Mestrado Acadêmico em Ensino de Humanidades e Linguagens) - Universidade Franciscana, Santa Maria - RS .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/831
Data de defesa: 29-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens

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