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Tipo do documento: Dissertação
Título: EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO DISPOSITIVO DE INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO CENÁRIO ESCOLAR
Autor: Pinto, Edith Almeida
Primeiro orientador: Colomé, Juliana Silveira
Primeiro membro da banca: Guedes, Renata Saraiva
Segundo membro da banca: Saccol, Ana Lúcia de Freitas
Resumo: O estudo tem como objetivo geral desenvolver ações de educação e saúde no cenário escolar a partir da integração de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Tem- se, ainda, como objetivos específicos, conhecer as condições de saúde de crianças em idade escolar para a identificação de suas necessidades e para o desenvolvimento de ações de educação/atenção à saúde; realizar oficinas de educação em saúde com as crianças, a partir das condições de saúde das crianças e das necessidades identificadas juntamente à equipe pedagógica da escola; e analisar as concepções de uma equipe pedagógica em relação às ações de educação em saúde desenvolvidas a partir da integração de ações de ensino, pesquisa e extensão. Trata-se de um estudo descritivo exploratório, do tipo pesquisa-ação, de abordagem qualitativa. Essa pesquisa ocorreu em uma escola de Ensino Fundamental, no interior do Estado do Rio Grande do Sul. Participaram do estudo, 115 estudantes e 8 (oito) integrantes da equipe pedagógica da escola. A pesquisa envolveu a avaliação das condições de saúde das crianças, na qual foram coletados dados relacionados à acuidade visual, saúde bucal, índice de massa corporal e calendário vacinal. Os alunos que apresentaram alterações foram encaminhados para a Gestão do Programa de Saúde na Escola do município, de modo a proporcionar os atendimentos previstos no PSE. Foram realizadas, ainda, entrevistas coletivas com a equipe pedagógica da escola. Os resultados do estudo foram apresentados por meio de dois artigos científicos, sendo que o material proveniente da coleta de dados com os estudantes está contemplado no Artigo 1, intitulado Educação em Saúde no cenário escolar: desenvolvendo uma pesquisa-ação no município de Santa Maria – RS. Os dados referentes à entrevista coletiva com a equipe pedagógica estão presentes no Artigo 2, intitulado Concepções de uma equipe pedagógica acerca das ações de educação em saúde no ambiente escolar. Em suma, a realização desse estudo buscou o desenvolvimento dos componentes do Programa Saúde na Escola, que vão desde a avaliação, a educação em saúde propriamente dita e a formação de professores. Esse ciclo, muitas vezes, não é realizado em sua totalidade em função das dificuldades estruturais que enfrentam inúmeras Secretarias Municipais de Saúde. Conclui-se, portanto, que o fortalecimento dessa iniciativa, por meio da parceria com as instituições formadoras representa um instrumento potente para assegurar a resolutividade do programa. Os resultados demonstraram que as ações de saúde no cenário escolar ocorreram de maneira integrada e com resolutividade. A integração com a equipe pedagógica permitiu o delineamento de estratégias, a construção de uma relação de confiança com a equipe e com as crianças e também um vínculo com a Secretaria de Saúde do município por meio do PSE. Contudo, há a necessidade de continuidade das ações e identificação de novas demandas para que a parceria com a gestão municipal se fortaleça e o cenário estudado possa ser contemplado com estratégias de enfrentamento diversificadas para as necessidades identificadas.
Abstract: The general objective of the study is to develop education and health actions in the school setting through the integration of teaching, research and extension activities. There is, still, as specific goals, to know the health conditions of school-age children to identify their needs and to develop educational actions / health care; conduct health education workshops with children, from the health conditions of the children and the needs identified with the school pedagogical team; and analyze the conceptions of a pedagogical team in relation to health education actions developed from the integration of teaching actions, research and extension. It is an exploratory descriptive study, action research type, of qualitative approach. This research took place at an elementary school, in the state of Rio Grande do Sul. Participated in the study, 115 students and 8 (eight) members of the school pedagogical team. The research involved the assessment of children's health conditions, in which data related to visual acuity were collected, oral health, body mass index and vaccination schedule. Students who presented alterations were referred to the Health Program Management at the School of the municipality, in order to provide the services provided in PSE. There were accomplished, still, press conferences with the school pedagogical team. The results of the study were presented through two scientific articles, being that the material from student data collection is covered in Article 1, entitled Health Education in the school setting: developing an action research in the municipality of Santa Maria – RS. Data regarding the collective interview with the pedagogical team are present in Article 2, entitled Conceptions of a pedagogical team about health education actions in the school environment. In short, the conducting of this study sought to develop the components of the School Health Program, ranging from the assessment, health education itself and teacher education. This cycle, oftentimes, is not fully realized due to the structural difficulties that countless Municipal Health Departments face. It is concluded, therefore, that strengthening this initiative, by partnering with the training institutions is a powerful instrument to ensure the programme's resoluteness. The results showed that health actions in the school scenario occurred in an integrated and resolutive manner. Integration with the pedagogical team allowed the design of strategies, building a relationship of trust with the team and the children and also a link with the municipal health department through the PSE. Nevertheless, There is a need for continuity of actions and identification of new demands so that the partnership with the municipal management is strengthened and the studied scenario can be contemplated with diversified coping strategies for the identified needs.
Palavras-chave: Educação em Saúde; Promoção da Saúde; Serviços de Saúde Escolar; Educação Interprofissional.
Health education; Health promotion; School Health Services; Interprofessional Education
Área(s) do CNPq: Ciências da Saúde e da Vida
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Franciscana
Sigla da instituição: UFN
Departamento: Ciências da Saúde e da Vida
Programa: Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida
Citação: Pinto, Edith Almeida. EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO DISPOSITIVO DE INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO CENÁRIO ESCOLAR. 2019. 79f. Dissertação( Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida) - Universidade Franciscana, Santa Maria - RS .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/832
Data de defesa: 29-Jul-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida

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